Translate

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

MÁQUINA DE SOLDA MIG CASEIRA COM TRAFO DE MICROONDAS

Your SEO optimized title page contents
Esta máquina foi feita com:

02 - transformadores de microondas em que o secundário fora removido e em seu lugar enrolado 20 espiras de fio 04 mm, em cada trafo deu + ou - 15 volts. (R$ 10,00 cada trafo no ferro velho)
        Os secundários foram ligados em série e fiz uma derivação para 17 volts (para chapas finas) e outra para 22 volts (chapas grossas), o primário em paralelo.
          A corrente de funcionamento ficou em torno de 80 A no secundário durante a soldagem e em repouso 12 A no primário;

04 - pontes retificadoras de 50 A cada ligadas em paralelo, para suportar até 200 A.  (R$ 6,00 cada uma);

01 - tocha mig (R$ 30,00 no ferro velho, comprei pagando o quilo do cobre);

02 - Ventiladores de fonte chaveada (minha sucata);

01 - Wire feeder, puxador de fio, no ferro velho R$ 10,00;

02 - Capacitores de 16.000 mf, de duas impressoras sucateadas, funciona sem e com valor menor, tem de testar;

01 - circuito para controlara velocidade do motor 12V;

01 -  fonte de 12 V para o motor do wire feeder (R$ 15,00);

01 - rolo de arame MIG para solda sem gás (R$ 60,00);

01 - miscelâneas: conectores, amarradores, chaves etc.

NUNCA LIGUE O TRANSFORMADOR DE MICROONDAS NA TOMADA SEM ANTES REMOVER O SECUNDÁRIO, LÁ TEM + OU - 2000 VOLTS, VAI TE MATAR. 

FORUM SOLDA MIG (o projeto original veio deles)











QUATRO PONTES RETIFICADORAS LIGADAS EM PARALELO









DOIS TRAFOS DE MICROONDAS COM SECUNDÁRIO NOVO





WIRE FEEDER, SE NÃO ENCONTRAR MONTE ALGUMA COISA PARECIDA




                                               VÍDEO DO WIRE FEED FUNCIONANDO






     AS SOLDAGENS FORAM FEITAS COM A PRÓPRIA MAQUINA






ESTE FOI UM ACHADO, R$ 30,00 E FUNCIONANDO


                               A TOCHA ESTAVA COM MAU CONTATO NA CHAVE, MAS FOI SÓ LIMPAR E FICOU OK.












EU NÃO SEI SOLDAR, MAS A SOLDA FICOU ASSIM APÓS LIXADA




O WIRE FEED É ISOLADO DO CHASSI.
Os fios preto e vermelho vem do gatilho na tocha e acionam o rele do motor. 



WIRE FEED SENDO CONSERTADO, TROQUEI O MOTOR POR UM DE LIMPADOR DE PARA BRISAS



ESQUEMA ELÉTRICO, PODE-SE COLOCAR UM INDUTOR NA SAÍDA.



TESTE DA SOLDA MIG.








ESTA IMAGEM PEGUEI DA INTERNET, MAS É ASSIM QUE SE RETIRA O SECUNDÁRIO DO TRANSFORMADOR DE MICROONDAS








28 comentários:

  1. Gostei da máquina, mas como se faz as ligações.
    ate +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer o esquema e coloco no blog, grato

      Excluir
  2. com ele você pode soldar aluminio? de resto parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ilustre amigo, solda para aluminio é o processo tig, usa outro tipo de gas.

      Excluir
  3. Parabens pelo servico vc e um genio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o comentário, mas copie tudo da internet. grato

      Excluir
  4. Se eu engrossar ofio almenta a amperagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington, da forma como estou usando elá dá em torno de 70 amperes, colocando fio mais grosso com certeza a amperagem sobe, o difícil vai ser enrolar a mesma quantidade de voltas nos transformadores. eu vi um projeto em foram usados vários transformadores. grato.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. eu vi num forum dos quais você indicou e eu notei que da pra fazer um wire feed caseiro mesmo porque esta peça ela nova custa muito caro e vou construir a minha seguindo rigorosamente as instruções do blog e agora estava cotando valores da tocha ela custa em media R$ 380,00 mais vale a pena mais gostaria de fazer um pedido ...seria bom se fizesse outro tutorial ensinando a operar esta máquina abraços

    ResponderExcluir
  7. Shalonmelo, a operação não tem segredo, eu uso a minha com 17 Volts para soldar chapas finas ou 22 volts para chapas mais grossas, pq ai ela chega a furar a chapa, não tenho nenhuma experiência em soldagem, O machete é regular a velocidade de saída do fio de solda para que ele derreta no tempo certo, mas apenas com tentativa e erro. Alerto que esta que eu fiz é para pequenos serviços, pois os trafos aquecem rapidamente. Quanto ao valor da tocha, cuidado pois uma máquina usada sem gás, custa em média R$ 500,00 no ML. Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jose,então vou aperfeiçoar e encontrar uma forma para que o trafo não aqueça tanto para trabalhos mais longos,sobre a tocha eu pesquisei melhor e vi que tem uma no ML que custa R$ 149,00 e assim que resolver este problema do aquecimento demasiado do trafo eu passo o tutorial,e jundo o wire feed caseiro..obrigado e abraços

      Excluir
  8. Boas!

    Trabalho com informática e eletrônica.
    Já construi um aparelho de soldar com 500 amperes, com 6 trafos, para eletrodos.
    Parabéns pelo projeto... ficou muito fixe.
    Só acrescentaria uns filtros na entrada, um supridor de picos tb na entrada, não era necessário, a fonte 12v, bastava, fazeres
    um divisor de tensão.

    ResponderExcluir
  9. Nossa muito legal esse post. Trabalho com maquinas de solda e achei muito bacana

    ResponderExcluir
  10. muito bom o trabalho quero usar este tranformador montar fonte de som para carro necessito de +- 100 amper acho que dois trafo consigo chegar nisso grato Edson

    ResponderExcluir
  11. Boa noite José Augusto, parabens, ficou muito bom sua maquina de solda, veja se pode me ajudar?
    comprei uma maquina de solda "mig sem gás", mas ela não tem regulagem de potencia, e não é possível soldar chapas de automóvel, como posso montar um regulador de potencia de saída? para diminuir um pouco? Aguardo seu retorno, obrigado!
    Jr ABC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, acho que teria de encontrar um meio de colocar uma derivação no secundário do transformador, ai você teria como diminuir a voltagem de saída, em consequencia diminuiria a potência. A minha eu fiz assim.
      Outra forma seria com controlador de potência, mas como a corrente é muito alta, não sei se é viável.

      Excluir
  12. Parabéns!! Não sei qual sua profissão mas eu com certeza te indicaria como um grande talento para a engenharia. Tá tudo certo em seu projeto e se eu puder te sugerir, vá estudando mais. Tem mercado para estas máquinas para você se tornar um fabricante. Escreveu que não sabe soldar: Vá ao Senai mais próximo e faça um curso de solda. Para encerrar e te animar ainda mais: Os processos de solda, de todos os tipos, estão presentes em cerca de 72% de toda a cadeia industrial de todos os países industrializados, incluindo aí o Brasil. Olha o tamanho deste mercado!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o elogio, sou formado em eletrônica e direito, atualmente milito na área jurídica.
      Essa máquina eu fiz sem maiores pretensões, apenas como hobby. Grato pelas dicas.

      Excluir
  13. Achei muito legal seu projeto, continue postando, vou estudar bem esse projeto e fazer conforme instruções, vlw.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde meu garoto, gostaria de maiores detalhes para que eu possa fazer um replica da sua máquina.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom!!! Eu vou seguir seu Tutorial a risca... Amigo você sabe me dizer quais materiais consigo soldar com esta maquina? Da para usar arame revestido e não revestido?
    ABÇ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solda metais ferrosos. não solda alumino.

      Excluir
  16. Amigo, outra dúvida: Como funciona o tracionamento do arame? É automático ou deve ser adaptado algum pedal ou interruptor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio, na tocha tem uma chave do tipo push-pull, quando pressionada aciona a alimentação de 12 V para o motor do wire feed.
      No meu caso eu fiz um fonte regulada, nela tem um ajuste de voltagem que regula a velocidade do motor.

      Excluir
  17. Eu instalei um indutor na saída e a solda ficou muito melhor, até então ela pipocava muito, agora faz um arco e um ruído constante, usei o núcleo de um transformador de força ( desses de micro) enrolei fio de 4 mm, umas 25 voltas, não contei, mas ficou bom, aquece muito, mas tá aguentando.

    ResponderExcluir
  18. olá amigo parabéns, que tipo de gás você usa?, não consegui entender bem a ligação e acho que deve ser essas a dúvida da maioria do pessoal aqui Acho que tenho uma boa sugestão.
    se você fizer um tutorial passo a passo isso se resolve ex: primeiro você mostra os trafos onde liga na rede elétrica e onde liga no circuito e em que parte do circuito esses fios serão ligados, tipo nos diodos, daí nos tal do control speed etc até o final
    ou seja a sua máquina desmontada apresentada parte a parte. Fica a minha ideia e espero ancioso e mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo projeto/protótipo, sei que compilou idéias da internet, mas repassou-as em português para todos. Uma dúvida , onde ocorre o contato (positivo) da solda (consumível) com a energia ? é no alimentador (sendo assim a eletricidade percorre toda a solda até sair na tocha ?), ou o contato ocorre no bico da tocha ? aí temos que ter um terceiro fio, ( os dois primeiros são os que são ligados no botão da tocha , para acionamento do motor alimentador) para levar até a tocha os 20 volts/200 amperes ? aguardo.

    ResponderExcluir